quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Competências do técnico de Acção Social


O técnico de Acção Social deve apresentar/possuir:



  • Gostar de comunicar, de estar com pessoas e de trabalhar em equipa;

  • Originalidade;

  • Dinamismo;

  • Saber criar empatia;

  • Empenhamento;

  • Capacidade de incentivo;

  • Flexibilidade;

  • Sensibilidade;

  • Responsabilidade;

  • Capacidade de organização, execução e argumentação;

  • Auto desenvolvimento;

  • Capacidade de pesquisa, decisão e inovação;

  • Capacidade de relacionamento interpessoal;

  • Conhecimento da cultura geral;

  • Espírito aberto, critico e adaptável a novas situações;

  • Visão Sistémica;

Este profissional deve saber:



  • Descrever, conhecer, identificar, caracterizar, relacionar, distinguir, analisar e avaliar;

Ao nível do saber-fazer o ASC deve:



  • Promover, planificar, elaborar projectos de intervenção, desenvolver programas, avaliar, identificar, inventariar necessidades e recursos, mobilizar, apoiar indivíduos e comunidades, capacitar grupos, dinamizar instituições, organizar e prestar informações, pesquisar, utilizar as novas tecnologias da informação;


E ao nível do saber-ser este técnico deve:



  • Possuir iniciativa, ser empenhado, criativo e responsável nos seus projectos;

  • Conter descentração de si, capacidade de bom argumentador e ouvinte e capacidade de cooperação;

  • Apresentar curiosidade a nível cognitivo, sentido critico, flexivel, aberto e de debate;

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