sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

• Se eu fosse um técnico de acção social ou animador cultural faria:

Situação problema: minorias étnicas em decurso de adaptação a um novo país, a uma nova língua, cultura e sociedade/meio;

Panificação

1. PORQUÊ? (se vai actuar)
É um papel do técnico de acção social actuar junto da população, para isso este deve escolher uma situação de risco existente na sociedade, planificar o projecto previsto, identificar e definir os objectivos a atingir, implementar, elaborar relatórios e avaliar as acções; coordenar uma actividade a nível cultural, educativo, social, lúdico com o grupo alvo elegido. As minorias étnicas necessitam de estimulação e ajuda no seu desenvolvimento pessoal e social.

2. O QUÊ? (se vai fazer)
Apoio psicológico e explicações às disciplinas escolares onde o grupo alvo envolvente apresente dificuldade.

3. PARA QUÊ? ( a razão/propósito do projecto)
Promover a integração do grupo-alvo em questão na comunidade e o desenvolvimento cultural, educativo, psicológico, lúdico e social; Estimular o desenvolvimento de capacidades e dos conhecimentos dos estudantes;
Orientar, ajudar, aconselhar o grupo alvo a fim de abolir qualquer tipo de exclusão social;


4. A QUEM? (público alvo)
Estudantes: desde os 6 aos 12 anos

5. COMO? (se vai fazer)
Ajuda nos trabalhos escolares ou para casa; elaboração de fichas de trabalho sobre conteúdos leccionados na escola e explicação da matéria;
Avaliação das capacidades e dos conhecimentos desenvolvidos;
Realização de actividades lúdico-expressivas;
Secções de apoio psicológico;


6. COM QUEM? (se vai desenvolver o projecto)
Estabelecimentos de ensino;
Professores;
Pais dos estudantes;


7. COM O QUÊ? (se vai realizar a acção)
Sala apropriada para a actividade prevista (secretárias, quadro, estante);
Manuais escolares actualizados;
Material escolar (lápis, caneta, borracha, tesoura, régua, lápis de cor, caderno…);
Jogos;


8. QUANDO? (se vai executar a acção)
Durante todo o ano, 2 h cada dia da semana (excluindo sábado, domingo e feriados).


9. ONDE? (se vai desenvolver o projecto)
Num estabelecimento de apoio, num instituto de reinserção social, num centro lúdico e de recursos educativos ou mesmo numa escola.

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