sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Áreas de intervenção...

As áreas de intervenção da animação sociocultural são:
  • área da saúde (em hospitais, centros de saúde, clínicas);
  • área da educação (em jardins de infância, escolas de ensino básico e secundário, centros lúdicos e de recursos educativos, escolas de ensino especial);
  • área do desporto (em centros culturais e recreativos, parques desportivos, ginásios, piscinas);
  • área sociocultural da cultura (em bibliotecas , ateliers de ocupação de tempos livres, associações culturais);
  • área do lazer (em lares, centros de dia e de convívio);
  • área social (Institutos de reinserção social, misericórdias, O.N.G.s);
  • área do património cultural (em Juntas, Câmaras, museus);
  • área do turismo (em empresas privadas ou publicas);
  • área do ambiente (em parques naturais);

A interactividade e a dinâmica cooperativa em Acção Social;

A interactividade e a dinâmica corporativa em acção social revelam uma enorme importância no campo da construção de relacionamentos. Uma pessoa para poder estar apta a ser um Técnico de Acção Social deve possuir capacidade comunicativa, empatia e saber responder da melhor maneira ás diferentes disposições do individuo em causa, e respeitar o ponto de vista e os comportamentos deste quer esteja de acordo ou não; de modo a contribuir para a criação de um à-vontade da parte do individuo e para o desenvolvimento deste e o alcance dos objectivos que a equipa pondera atingir.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

O papel do ASC


São funções deste profissional:
»Escolher/estudar uma situação-problema existente na sociedade;
»Planificar o projecto previsto;
»
Identificar e definir os objectivos a atingir face ao grupo-alvo que se pretende envolver;
»Elaborar relatórios e avaliar as acções;
»Coordenar actividades de animação de carácter cultural, educativo, social, lúdico, desportivo, turístico ou recreativo com as diferentes faixas etárias;
»
Estimular o desenvolvimento pessoal e social do indivíduo (animação, comunicação, expressão, improviso, interacção, …);
»Actuar na comunidade junto da população;
»Organizar sessões lúdico-expressivas;


A actuação do animador sociocultural:

  • Consiste em conseguir que o grupo-alvo desenvolva a auto confiança, a capacidade de fazer por si, a originalidade, o espírito aberto, o interesse, o conhecimento, a iniciativa para que este possa organizar e realizar as suas próprias actividades sociais, culturais, educativas, entre outras;
  • Ocorre no âmbito de um projecto de intervenção devidamente estruturado, esta actividade deve promover a sociabilidade, a integração do indivíduo na comunidade;
  • Desenvolve-se numa Comunidade, em Grupos ou em Organizações, tendo por instrumento de trabalho procedimentos de observação e o diagnóstico da realidade ou estratégias adequadas de animação sociocultural e por objecto o desenvolvimento global, isto é, do individuo e da sociedade a que pertence, e a integração destes através da actividade social e cultural;
  • Surge em articulação com os recursos humanos – equipa de coordenação, equipas de apoio e de dinamização, colaboradores ou instituições;

Competências do técnico de Acção Social


O técnico de Acção Social deve apresentar/possuir:



  • Gostar de comunicar, de estar com pessoas e de trabalhar em equipa;

  • Originalidade;

  • Dinamismo;

  • Saber criar empatia;

  • Empenhamento;

  • Capacidade de incentivo;

  • Flexibilidade;

  • Sensibilidade;

  • Responsabilidade;

  • Capacidade de organização, execução e argumentação;

  • Auto desenvolvimento;

  • Capacidade de pesquisa, decisão e inovação;

  • Capacidade de relacionamento interpessoal;

  • Conhecimento da cultura geral;

  • Espírito aberto, critico e adaptável a novas situações;

  • Visão Sistémica;

Este profissional deve saber:



  • Descrever, conhecer, identificar, caracterizar, relacionar, distinguir, analisar e avaliar;

Ao nível do saber-fazer o ASC deve:



  • Promover, planificar, elaborar projectos de intervenção, desenvolver programas, avaliar, identificar, inventariar necessidades e recursos, mobilizar, apoiar indivíduos e comunidades, capacitar grupos, dinamizar instituições, organizar e prestar informações, pesquisar, utilizar as novas tecnologias da informação;


E ao nível do saber-ser este técnico deve:



  • Possuir iniciativa, ser empenhado, criativo e responsável nos seus projectos;

  • Conter descentração de si, capacidade de bom argumentador e ouvinte e capacidade de cooperação;

  • Apresentar curiosidade a nível cognitivo, sentido critico, flexivel, aberto e de debate;

Perfil do Animador Sociocultural



  • É um profissional que em cooperação com equipas multidisciplinares realiza projectos no âmbito cultural (desenvolvimento da criatividade, expressão, lazer/arte, centrado nas actividades), educativo (desenvolvimento individual/da auto confiança, motivação, solidariedade, sensibilização, centrado nos indivíduos) e social ( incentivo à participação, transformação, mobilização, integração, centrado na comunidade, nos grupos e nas organizações);
  • Intervém na Comunidade (grupo de pessoas que vivem num mesmo território), nos Grupos (conjuntos de indivíduos que apresentam objectivos comuns) e nas Organizações (locais onde as pessoas ocupam o tempo de trabalho, lazer, etc.) promovendo a qualidade de vida das populações, levando-as a assumir o seu desenvolvimento e tornando-as capazes, activas e empreendedoras;

O conceito de Acção Social


A acção social pode ser definida como um conjunto de práticas de apoio e estimulação nos âmbitos social, cultural e educativo destinadas a um publico-alvo: crianças, adolescentes, adultos, idosos e grupos heterogéneos com um determinado perfil - que se encontrem em situações de exclusão social, dependência, marginalidade, desigualdade socioeconómica, e grupos de risco ou vulneráveis:



  • Deficientes;

  • Crianças maltratadas;

  • Toxicodependentes;

  • Alcoólicos;

  • Reclusos;

  • Delinquentes;

  • Acamados;

  • Sem-abrigo;

  • Desempregados;

  • Hospitallizados;

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

AFINAL O QUE É TEC?


A disciplina TEC (Técnicas de Expressão e Comunicação) para mim significa:



  • Jogar;

  • Diversão;

  • Rir;

  • Aprender;

  • Comunicar;

  • Representar;

  • Expressar;

  • Descobrir;

  • Construir;

  • Reproduzir;

  • Participar;

  • Som;

  • Improvisar;

  • Inovar;